anuncio w

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

marketing-multinivel-de-que-se-trata

Olá, no post de hoje vou mostrar à vocês as diferenças entre o Marketing Multinível e a Pirâmide ilegal. Muitas vezes esses dois tipos são confundidos devido à semelhança que os dois apresentam em sua estrutura. Só que, um deles é ilegal, você já deve saber quem dos dois é, não é mesmo?

Marketing Multinível

Marketing Multinível é um sistema de marketing que tem como base formação de uma rede de contatos através da indicação de novos associados, que serão seus afiliados.

De acordo com Will Marks, escritor do livro “Marketing de Rede”: “O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes”.

O marketing multinível é um sistema derivado das vendas diretas. Este sistema em forma de rede (networking) tem se consolidado num cenário de revolução organizacional. Segundo alguns estudiosos de administração, o marketing de rede é considerado um sistema mais eficaz em determinadas situações de mercado.

Segundo tais autores, a globalização alterou a disposição do cenário econômico nos anos 80. Sendo assim, as empresas começaram a caminhar em direção ao marketing de relacionamento, justificando a necessidade de criar vínculos de fidelização com os clientes.

O sistema de marketing multinível possui vários sinônimos. Entre as denominações que o mercado mais utiliza, estão:

  • Marketing de Rede (MR)
  • Marketing Multinível (MMN)
  • Multi Level Marketing (MLM)
  • Network Marketing (NM)


Texto da citação retirado do site: Wikipédia

Pirâmide Ilegal

A Pirâmide ilegal, como todos devem saber, é um sistema de comercio não-sustentável. Você paga para participar e indica outras pessoas para participarem sem ganhar nenhum produto ou serviço. Temos pela internet vários sistemas que se camuflam de Marketing Multinível para enganar as pessoas mais desinformadas. Clique aqui.

Os principais identificadores de um esquema em pirâmide incluem:

Vendas efetuadas num tom exagerado (e algumas vezes incluem brindes e promoções).

Pouca ou nenhuma informação dada sobre a empresa (a menos que se queira comprar os produtos e tornar-se um participante).

Promessas vagamente enunciadas sobre rendimentos potencialmente ilimitados.

Nenhum produto real ou um produto que é vendido por um preço ridiculamente acima do seu real valor de mercado. A descrição do produto feita pela empresa é bastante vaga.

Um fluxo de renda que depende prioritariamente da comissão recebida pelo recrutamento de novos associados ou produtos adquiridos para uso próprio, em vez de vendas para consumidores que não são participantes do esquema.

A tendência de que só os inventores/primeiros associados tenham alguma renda real.

Garantias de que é perfeitamente legal participar.

Texto da citação retirado do site: Wikipédia

Fora essas coisas, existe também as empresas como a Fábrica dos Milionários que usam o pretexto de Marketing Multinível para ganhar em cima da falta de informação das pessoas. Prometem riqueza rápida, dinheiro na conta bancária e tudo mais sem esforço algum. E o pior, NÃO OFERECEM NENHUM PRODUTO OU SERVIÇO!

Este post ficou um pouco grande por causa das citações, mas espero que ele tenha servido para mostrar as diferenças entre o Marketing Multinível sério e Pirâmides Ilegais.

por Jerfferson Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário